Cerimônia reuniu representantes do poder público e do setor empresarial, além de entidades representativas das Pessoas com Deficiência
A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (Lei n° 8.213/9) completa 33 anos de promulgação nesta quarta-feira (24) com a realização de ações em todo o território nacional. Na cidade de São Paulo, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social) foi uma das grandes homenageadas durante a cerimônia promovida pela Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência. O evento, que foi realizado na Praça das Artes, reuniu gestores, figuras públicas e representantes de movimentos sociais.
Durante a homenagem, o CEO da REIS, Djalma Scartezini, enfatizou a importância de celebrar as conquistas e os direitos das Pessoas com Deficiência nos últimos anos. “No dia de hoje, estamos celebrando a existência dessa importante legislação para a inclusão das pessoas com deficiência e, acima de tudo, estamos aqui para garantir que essa Lei continue viva e forte para continuar abrindo espaço para inúmeros talentos no mercado de trabalho”, pontuou.
Para dar continuidade às atividades que marcam os 33 anos da Lei, a REIS realiza na sexta-feira (26), o 53° encontro temático “Transformações e Desafios: 33 Anos da Lei de Cotas no Brasil”. O bate papo reunirá autoridades no escritório da Siemens Healthineers para trazer uma reflexão sobre o legado da Lei de Cotas para a garantia de direitos das pessoas com deficiência, além de traçar planos e metas para o futuro.
O encontro contará com a presença dos CEOs Djalma Scartezini (REIS) e Cid Torquato (ICOM Libras), além da presença da advogada trabalhista, Gabriela Lima (TozziniFreire Advogados) e do auditor do trabalho, Dr. José Carlos do Carmo (Ministério do Trabalho e Emprego).
“Nossa meta é atuar para que sejam realizadas 500 mil contratações de pessoas com deficiência até 2030. Nunca é demais destacar que empresas mais diversas são mais produtivas, inovadoras e colaborativas. Mas precisamos querer avançar. É preciso mobilizar os ambientes de negócio para incluir as pessoas com deficiência de forma estruturada no mercado de trabalho”, enfatiza Scartezini.
Há 12 anos, a REIS atua na mobilização de empresas e no fortalecimento de projetos para garantir a empregabilidade desse importante grupo identitário. Apenas na última década, a rede colaborou de forma direta e indireta com inúmeras iniciativas em parceria com o setor empresarial que aumentaram o quantitativo de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e para acelerar ainda mais a quantidade de talentos com deficiência, sobretudo em posições de gestão e liderança, a rede pretende fortalecer o engajamento dos empresários nos próximos anos.
Atualmente, mais de 70 empresas dos mais diferentes nichos e segmentos integram a rede. Empresas essas que estão comprometidas com a construção de um modelo de sociedade mais justo, inclusivo e diverso. Todas essas companhias estão comprometidas em fazer do Brasil uma referência mundial de inclusão no mundo corporativo.